sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

27/11/2012

Nesta data foram apresentados os primeiros trabalhos de pesquisa propostos pela disciplina

Grupo 2 - Dificuldades de matrícula na EACH

O grupo desenvolveu uma pesquisa baseada na dificuldade encontrada para que a matrícula se consolidasse durante as interações e detectaram as seguintes questões:

- Os critérios para matrícula são claros e adequados ?
- O sistema é ordenado pela prioridade ? 
- Ao fazer a matrícula qual o retorno obtido ?
- Se não conseguir há orientação para o requerimento ?

Trabalharam com o artigo XIX da DUDHs que trata da falta de informação ao cidadão.

O método utilizado foi o de entrevistar alunos (on line) e funcionários da EACH.
Nos questionários on line solicitaram informações sobre a 1ª matrícula (efetuada no dia da consolidação e entrega dos documentos) e a 2ª matrícula (efetuada no intervalo do 1º ao 2º semestre), chegando a algumas conclusões:
- a possibilidade de escolha possibilita a frustração
- a relação das reclamações têm a ver com as disciplinas de maior procura

Como proposta:
- inserir no sistema uma classificação de prioridades e vislumbrar isso ao aluno
- fornecer feedback a respeito do andamento das matrículas

Opinião: O tema é relevante, porém a abrangência é muito pequena, já que a EACH hoje tem por volta de 4.000 alunos e essa proporção com relação à cidade de São Paulo é de 0,02% da população da cidade, ou seja, se os alunos da EACH fossem todos da cidade de São Paulo apenas 1 a cada 10.000 habitantes seriam beneficiados com a alteração.

Grupo 7 - Transporte público - linha Brás - "USP Leste"

O grupo baseou-se no artigo XIII da DUDHs, buscou trabalhar a questão do transporte público dos alunos da EACH que saem do Brás em direção à universidade.

Houve uma pesquisa on line a respeito da forma de transporte dos alunos até a EACH onde constatou-se que a maioria utilizava-se do trem para tal.

Como solução foi proposta uma linha direta do Tatuapé-USP Leste que possibilitassem aos alunos o conforto necessário.

Opinião: Existe a mais de 20 anos uma linha Brás-Estudantes (Mogi das Cruzes) que tem basicamente a mesma função da proposta, porém atende a estações mais distantes situadas antes da final de nome Estudantes.
Ao se iniciar a apresentação tratando o tema transportes pensei que seriam abordadas soluções para que o cidadão comum - grande maioria - fosse contemplado com uma idéia que viesse a diminuir suas mazelas, o cidadão que acorda às 4 horas da manhã e já vem com o trem lotado para o trabalho, que volta a tarde cansado e necessita de um mínimo de conforto em sua viagem.
Fiquei frustrado com a visão restrita por parte do grupo de contemplar apenas os universitários desse campus que como citado anteriormente correspondem a 0,02% da população de São Paulo, sem levar em conta que em sua grande maioria há a possibilidade econômica de outras formas de transporte.

Grupo 6 - Opções de lazer e turismo em Ermelino Matarazzo

O grupo desenvolveu uma solução focada em tecnologia para que a informação de lazer e turismo chegasse aos moradores de Ermelino Matarazzo e região.

Segmentou a visão focada ao redor do campus Leste da USP, fez uma pesquisa sobre a demanda de lazer e turismo na região com moradores através de entrevista.

Como solução desenvolveu um site que armazena as opções de lazer e turismo na região, que pode ser alimentado interativamente em fórum e fale conosco, levando em consideração as sugestões dadas pelos moradores entrevistados.

Opinião: Com o crescimento da renda da população a demanda por lazer e turismo da população de menor renda aumentou, proporcionando-lhes acesso a algo que antes era visto como inacessível.
A iniciativa do grupo é louvável, há de se levar em conta que a replicabilidade dos resultados obtidos em Ermelino Matarazzo pode ser considerada em diversas regiões da Zona Leste, São Paulo e Grande São Paulo, já que as características econômicas e sociais encontradas no local são convergentes com outras localidades.

Grupo 1 - Discriminação aos catadores de lixo

O grupo abordou:

- Artigos V e VII da CF de 1988.

O histórico das formas de violação dos DHs

- Servidão por dívida, o catador paga por suas instalações, às vezes vinculadas a cooperativas ou associações
- Interferência do poder público - migração das cooperativas
- Discriminação, violência física e moral e a marginalização do trabalho

O objetivo é entender a realidade do trabalhador e sua relação com o seu instrumento de trabalho (carrinho) e desenvolver um protótipo deste.

Foi efetuado um questionário aos catadores que contempla as discussões.

- Problemas ambientais causados pela não coleta seletiva
- Saúde do trabalhador
- O desemprego e a exclusão social como forma de margear os trabalhadores
- A marginalização e o não acesso aos direitos trabalhistas

A proposta consiste em 2 partes:

1 - a criação de um protótipo de um carrinho que possa auxiliar de maneira confortável o catador, formulado com 5 rodas e tração humana por sistema de corrente e catracas (parecido com uma bicicleta), de forma a diminuir as lesões sofridas pelos trabalhadores.

2 - Criação de um programa governamental "Recolha fácil" que consiste
2.1 - Cadastro de catadores
2.2 - Cadastro de contribuintes
2.3 - Criação de uma taxa ao munícipe a fim de financiar os benefícios aos catadores e ao setor
2.4 - Retorno da taxa ao munícipes através de abatimentos fiscais.

Opinião: A pesquisa efetuada atinge uma parte da população muito carente de recursos e de políticas de proteção social, imagine-se debaixo de sol a pino ou de chuva (onde o material fica mais pesado) puxando o carrinho com a força de seu corpo, às vezes a trocar por 10 reais ou menos.
Sobre a proposta tenho algumas considerações já expostas ao grupo na data da apresentação.
1 - O aumento da coleta seletiva causaria uma economia de recursos da Prefeitura investido em coleta, já que paga-se por peso o lixo coletado. Tal economia poderia ser investida nos catadores e suas cooperativas a fim de incentivar e estruturar o setor.
2 - Os carrinhos apresentados poderiam ser desenvolvidos com os recursos economizados, preconizados no item 1.
3 - Será necessária uma atuação concisa das Subprefeituras a fim de regionalizar a organização e tornar mais fácil o contato dos catadores e cooperativas com os contribuintes do programa.



23/10/12

A sociedade da insegurança e a violência na escola 





A violência não é um tema recente, pode ser vista por gerações e tratada de diversas formas como exemplo prático de remotas formas de violência vimos o filme A guerra do fogo de 1981, que conta a luta de sociedades primitivas pela manutenção e obtenção do fogo, como fonte de calor e poder.



Em um contexto histórico é possível identificar a violência com clareza, na escravidão, na relação entre gêneros - a sociedade patriarcal e a opressão da mulher -, na divisão de classes com a exclusão de grande parte da população ao básico necessário para o seu bem estar, na humilhação e discriminação pela diferença dentre outros.

Conforme Schiling a violência pode ser escancarada e notada claramente, caso da violência física ou pode ser psicológica "... as violações dos direitos humanos individuais ou coletivos são vistos, progressivamente, como dimensões da violência." (p. 39)

Para descrever uma situação prática de violência social foi elaborado um texto em aula que segue:

A história de Abadia

No ano de 2051, acontecia na Carolina do Sul-EUA a conferência internacional sobre "Globalização da Língua". Convidados de todo o mundo estavam presentes, entre eles estava Abadia Sahade, uma jovem de 30 anos de origem libanesa, formada em letras e pós doutorada em linguagem universal um dos principais nomes do tema em escala universal.
Abadia, logo que desembarcou nos EUA já começou a sofrer humilhações decorrentes de sua origem.
No aeroporto o responsável pela imigração fez ela se despir, pois duvidava que ela fosse o que realmente dizia ser. Após esse constrangimento, Abadia se direcionou ao congresso, onde não diferente do aeroporto, continuavam suas humilhações; foi contestada por um repórter sensacionalista, teve que responder perguntas de cunho machista e preconceituoso, onde focava o ocorrido em 11 de setembro de 2001.
Abadia se sentia cada vez mais oprimida e humilhada, porém, sua apresentação no congresso foi digna de uma aclamação fervorosa da plateia, mídia e autoridades internacionais presentes, que reconheceram seu conhecimento e sua contribuição para a sociedade.
Abadia foi noticiada em capas de jornais do mundo todo e mostrou a todos que a reprimiam, tanto por ser mulher quanto por ser muçulmana, que através da língua podemos um dia sermos tratados como iguais.

16/10/2012

A construção social e psicológica dos valores 


A construção dos valores transcende a unidade do ser, compõe-se através de suas relações, de sua ascendência, aliás, exatamente nestas relações que está a base para a formação de sua visão de mundo, suas experiências positivas e negativas em suas interações com o meio e com a sociedade são de fundamental importância para a formação de tal construção.

A discussão da concepção de valor é essencial para se discutir a sociedade - principalmente brasileira - em suas vertentes, na questão do "jeitinho brasileiro", da "lei de Gérson", onde o certo é ser beneficado, independente se este benefício prejudica ou não o outro. Acredito que a consciência é o cobrador eficiente da formação de valor, a utilização de tal linguagem na educação de base seria uma abordagem fundamental para que as novas gerações fossem formadas com uma nova concepção de valores.

Há algumas formas possíveis de formação de valores, pode ser através da relação entre o indivíduo e o meio ao qual pertente, com relações entre as pessoas ou através de uma auto-relação, ou seja, da análise de si mesmo e suas atitudes.

Neste vídeo se pode observar a relação estreita entre valor e consciência, onde não há a necessidade da atuação social externa para a tomada de atitude baseada em valores positivos, uma análise da conduta é feita internamente, se a culpa por determinada atitude vai ou não interferir na continuidade do cotidiano.

Por fim, não se pode tornar uma sociedade justa, digna, crítica, sem que a base social histórica desta sociedade não seja trabalhada, os exemplos sociais precisam ser debatidos e amplamente divulgados na formação dos sujeitos, pois eles podem ser alterados devido a acontecimentos históricos ou mudança na formação cultural da sociedade.


quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

09/10/2012

MODELOS DE ATRATIVIDADE NAS RELAÇÕES AFETIVO-AMOROSAS - PROFª JULIANA FRANZI

Texto Base: Araújo, Mª de Fátima. Amor, casamento e sexualidade: velhas e novas configurações.

Foram discutidas durante a aula as "coisas do coração", termo utilizado para designar o amor, avaliando a questão através da atração entre as pessoas, os tópicos importantes da explanação seguem.

A atração é a avaliação positiva do outro, uma espécie de primeira impressão, de forma a causar atitudes de aproximação.

Debate-se a questão do amor x violência, principalmente de gênero, as diferenças entre a visão brasileira e européia, além da disparidade na base legal de proteção às partes desfavorecidas na relação. Enquanto na Europa há uma consolidação nas políticas públicas a respeito, no Brasil ainda se caminha a passos lentos, talvez pela formação de uma sociedade de bases patriarcais e opressoras.

Se inicia na Grécia Antiga a procura da metade da
perdida segundo Aristófanes:
"Cada homem, no seu todo, era de forma arredondada, tinha dorso e flancos arredondados, quatro mãos, outras tantas pernas, duas faces exactamente iguais sobre um pescoço redondo e, nestes duas faces opostas, uma só cabeça, quatro orelhas, dois órgãos sexuais, e tudo o resto na mesma proporção".
Os gregos diziam que quanto maior o amor, mais próximo da razão.

Em outros contextos históricos a relação amorosa vem se diferenciando. O Cristianismo prega a monogamia, a heterosexualidade e a indissolução da união, estabelecido pelo casamento entre homem e mulher, estabelecido a partir do século XII segundo Araújo.

Pela literatura passamos pelo amor cortês, inacessível, a mulher posta em um pedestal, como objeto de reverência. Também há o amor romântico que é idealizado, possível, tem duração infinita, que eleva os sentimentos além da razão.

Das relações surgem os conflitos como consequência da preservação de relações desiguais, onde há a preponderância de força social afetiva de um sobre o outro, ou então na busca por aumento ou diminuição de poder na relação.

Em uma relação contemporânea a busca é pela confluência, na negociação dos papéis pautada na apresentação do diálogo e compreensão. Todas as razões aqui expostas influenciam na questão do processo de escolha supra citado, diferenciando-se no gênero feminino que busca perspectivas de segurança no parceiro e masculino que visualiza com maior ênfase a questão da atratividade física.





02/10/2012

Nesta data definimos o questionário a ser aplicado aos portadores de vitiligo, os contatos com as entidades não surtiram o efeito desejado, não obtivemos respostas positivas para o acesso aos portadores e resolvemos fazer a divulgação no Grupo Vitiligo no Facebook e também na lista de alunos da EACH USP, conforme e-mail abaixo:

De: "sergio carvalho" <sergio.carvalho@usp.br>
Para: alunosgrad-each@listas.usp.br, alunospos-each@listas.usp.br, funcionarios-each@listas.usp.br
Enviadas: Domingo, 7 de Outubro de 2012 17:55:00
Assunto: [Alunosgrad-each] Projeto de pesquisa - Discriminação social aos portadores de Vitiligo


Estamos elaborando um projeto de pesquisa baseado em Design Thinking com orientação do professor Ulisses F. Araújo como parte da disciplina de Psicologia, Educação e Temas Contemporâneos, que ao final do semestre busca desenvolver um produto, política pública ou processoque tem como tema principal a discriminação das pessoas portadoras de vitiligo. Buscamos identificar quais as formas de discriminação social que enfrentam os portadores e com tais informações desenvolver o resultado.
Como forma de colher tais informações, faremos a aplicação de um questionário com questões dissertativas em forma de entrevista aos portadores de vitiligo, com o intuito de obter informações necessárias para o desenvolvimento da pesquisa.
Gostaríamos, se possível, da colaboração dos contatos deste e-mail que caso conheçam algum portador de vitiligo nos contate para desenvolvimento da pesquisa, pois acreditamos ser de suma importância tal trabalho.

Grato,


Sergio Carvalho
Gestão de Políticas Públicas
EACH USP

_______________________________________________
alunosgrad-each mailing list
alunosgrad-each@listas.usp.br
http://listas.usp.br/mailman/listinfo/alunosgrad-each
O  Questionário ficou definido da seguinte forma nesta data:

Você acredita que o vitiligo lhe cause alguma discriminação ?
O que sente nestas situações ?

Em sua opinião, qual seria a solução para resolver o problema da discriminação aos portadores de vitiligo ?
Quem seria necessário se conscientizar a respeito do preconceito aos portadores de vitiligo?
Como você acredita que pode ser feita a conscientização de uma pessoa que não seja portadora de vitiligo para evitar a discriminação ?
Qual a melhor forma de atingir a todos que possam discriminar um portador de vitiligo ?



25/09/2012

TEDx (Reinhold Steinberk)

Apresentou-se um vídeo que versava sobre a aplicação do Design Thinking em um evento da TEDx, onde foram abordados os seguintes tópicos:

- Processo colaborativo, multidisciplinar, livre de preceitos, problemas propostos pelo objeto de estudo e empatia.


Também apresentado um trabalho anterior a respeito da questão das feiras livres, qual seu papel e em que afetam o cotidiano dos moradores.

Discutiu-se o Deep Dive Ideo nas questões sobre inovar, o que pensar, dividir as tarefas e reunir, evitar julgamentos ou criticar idéias dos outros.



18/09/2012

A compartimentalização do todo é alvo da discussão desta aula, têm como base fundamental para discussão o texto Temas transversais e estratégia de projetos (ARAÚJO, U, 2003) e o filme O Ponto de Mutação.
 
A especialização profissional em determinada área, de determinado segmento, de parte de uma disciplina, obtida através de um recorte temático. Pode-se ver essa afirmação como normal, recorrente da necessidade contemporânea de se especializar, de conhecer a fundo determinada circunstância que somada a outras pode mudar a concepção e a pesquisa.

Segundo Araújo o método científico estipulado por Descartes proporcionou à humanidade a possibilidade de tal fragmentação, quanto menor a partícula do todo maior é a possibilidade de conhecimento, de aprofundamento na concepção de suas características e a formação de uma visão sistematicamente especializada.

Porém, a formação educacional e profissional baseada na particularização é benéfica ao passo que tratamos de um desenvolvimento de conhecimento científico especializado, mas se tratando de um mundo cada vez mais globalizado o caminho traçado entre globalização e especialização é inverso. Ao passo que sistemas que permitem - e exigem - um conhecimento amplo de um todo são cada vez mais utilizados, como ficam as questões de especialistas em uma partícula ínfima no processo ?

Araújo define "...a superespecialização gerou ignorância e cegueira ao não considerar a complexidade que caracteriza os fenômenos da natureza", fato também discutido durante O Ponto de Mutação que discute a questão de uma "crise de percepção", aliada a questão da falta de uma visão global, de todo. É tratada a "pequenês" de um conhecimento especializado em detrimento de uma visão sistêmica completa, que o desafio educacional é de mudança conceitual da formação social das novas e futuras gerações, que estas estejam preparadas para alterar o rumo da relação homem x natureza, que compreendam desde a origem, a função e a destinação do conhecimento em prol da humanidade.

11/09/2012

Metodologias ativas de aprendizagem no ensino superior

Foram utilizadas para tal aula os seguintes textos de referência:
DELORS, J. Educação: Um tesouro a descobrir.
ARAÚJO, U. A quarta revolução Educacional

Traça-se um panorama histórico da evolução educacional, do seu surgimento no Egito com a qualificação de escribas aos desafios contemporâneos enfrentados pelas entidades educacionais de hoje, qual a configuração ideal de ensino e em que proporção cabe à entidade e ao educando partes do resultado final.

A criação de um modelo educacional a partir das bases da Revolução Francesa - de igualdade, liberdade e fraternidade - proporciona à sociedade cada vez em maior proporção - inicialmente aos nobres e burgueses - a possibilidade de acesso à educação formal, aliás coloca-se a palavra formal em um contexto que se concebe uma metodologia de ensino de "transmissão" de conhecimento, com a institucionalização do professor como detentor, empoderador do conhecimento e os alunos como expectadores "sagazes" pelos saberes transmitidos. Tal formato extende-se de tal época aos tempos finais do século XX, ultrapassando flagelos humanos como as Iª e IIª Guerras Mundiais.

Porém no cerne do desenvolvimento educacional está o desenvolvimento humano, a necessidade de adaptação da transmissão ou pulverização do conhecimento por outras formas, que Delors chama de "tensão entre o extraordinário desenvolvimento dos conhecimentos e as capacidades de assimilação pelo homem", trata da forma, do questionamento da padronização existente a respeito da visão de mundo unisetorial fornecida pelo modelo educacional estabelecido. Convergente com a discussão a respeito da 4ª Revolução Educacional que norteia a multidisciplinaridade das questões educacionais, a abertura de uma visão macro, da discussão baseada na elaboração de projetos com ênfase social e multisetorial.

Tal questão alinha-se a um planeta globalizado, onde é entendido como imprescindível uma capacitação diferente da praticada nos útimos séculos, os profissionais e os conhecimentos exigidos pelo mercado têm hoje a necessidade da endogenia, da miscigenação do conhecimento, comparando o homem a um polvo que tem seus tentáculos como pontas de conhecimento, afetando e subtraindo de diversas áreas com modais diferentes, como a composição de uma melodia que necessita de notas variadas para sua composição.
 
Na discussão cabe discutir de quem é a responsabilidade por  implantar o sistema educacional que a sociedade preconiza, as partes devem e necessitam de ser divididas entre a comunidade local que é responsável por zelar, fiscalizar e participar da composição educacional que pretende e precisa, as autoridades responsáveis pela implantação do sistema, que necessitam de capacidade técnica e entendimento a respeito das premissas básicas para a implementação, manutenção e melhorias, além de um corpo técnico e de pesquisa que permita o desenvolvimento constante do conhecimento, como forma de engrenagem para o funcionamento da máquina educacional contemporânea.

Eis o desafio da educação, promover o desenvolvimento das sociedades, sem deixar de colocar na fatura a ser cobrada a igualdade e justiça social.

Objetivo do Blog

Este blog foi criado para descrever os passos da disciplina de Psicologia, Educação e Temas Contemporâneos, ministrada pelo Prof. Dr. Ulisses Araújo no 2º semestre de 2012 para alunos do Ciclo Básico da Escola de Artes, Ciências e Humanidades - EACH - USP.

 

Editado por: Sergio Roberto Meneses de Carvalho

Gestão de Políticas Públicas Turma VIII


É objetivo deste blog:

  • Fornecer um conteúdo crítico, utilizando-se de um enfoque multimídia acoplado ao blog a fim de apresentar o conteúdo da disciplina
  • Fornecer informações relevantes discutidas, a fim de ampliar o universo de conhecimento do leitor
  • Alinhar a questão dos Direitos Humanos com os temas debatidos

Para tal serão utilizados parâmetros de pesquisa baseados nos segmentos:

Human Center Design - Design Thinking
Declaração Universal dos Direitos Humanos

 

21/08/2012

Esta aula teve como foco a orientação e discussão a respeito da pesquisa a ser elaborada.

Inicia-se nesta data a discussão a respeito do problema da pesquisa, inicialmente se pensa em: Quais são as formas de discriminação social que sofrem os portadores de vitiligo ?
Mas define-se: Identificar se há, e quais são as formas de discriminação social aos portadores de vitiligo.

São propostas as atividades:
- Contato com entidades
Foram localizadas inicialmente 2 entidades em São Paulo, sendo uma localizada em Osasco e outra no Pacaembú.

- Elaboração de um roteiro para apresentação com as partes:
1 - Apresentação do grupo
2 - Apresentação do trabalho
3 - Marcação de reuniões com as entidades

- Elaboração de um questionário para utilizar no contato com as entidades e portadores:
Questões entidade:
Fundação, a que se deu ? Como se deu ?
Quando foi fundada ?
Quantos associados / participantes ?
Como é o crescimento da entidade ?
Como é mantida a entidade ?
Há reuniões ? Qual o período ?
Como se desenvolve o trabalho da entidade ?

Questões portadores:
Qual é o tipo de tratamento ? Custos, SUS ou particular.
Qual é o papel da entidade na questão de inserção social do portador de vitiligo ?
   

14/08/2012

"Por esse pão pra comer, por esse chão prá dormir
A certidão pra nascer e a concessão pra sorrir
Por me deixar respirar, por me deixar existir,
Deus lhe pague"

Construção Deus lhe Pague (Chico Buarque de Holanda)


Nesta data, foram discutidas questões a respeito da Declaração Universal dos Direitos Humanos e abordadas as relações dos artigos do texto exposto com a pesquisa a ser desenvolvida. Após tal análise foi deixado a cargo dos grupos que descobrissem qual o artigo que teria maior relação com o tema a ser abordado na pesquisa.

07/08/2012

Nesta data desenvolveu-se através de grupos divividos em trios uma atividade relacionada ao Design Thinking em que havia a seguinte pergunta: Qual a EACH que queremos ?

Dividiu-se o grupo em 3 personagens, sendo, A=  alunos ; B = Professores e C = Comunidade.
Coube-me descrever tal atividade como integrante da comunidade e foram levantadas as indagações a respeito de uma maior abertura da Universidade para a comunidade local, um maior trabalho de pesquisa e apoio à educação na região e a pequena divulgação e acesso da comunidade à Universidade.


Na mesma data os grupos que iriam desenvolver suas pesquisas da disciplina se reuniram para discussão a respeito do tema a ser abordado durante o semestre, foram discutidas as ferramentas do Design Thinking, baseado no Human Design Center, Ouvir - relacionado a desejo; Criar - relacionado ao que é possível e sua praticabilidade; Implementar - o que pode ser viável.

Iniciou-se a discussão a respeito do tema do trabalho, ficou definido o tema da Discriminação aos portadores de vitiligo.


AULA INAUGURAL - 31/07/2012

Nesta primeira aula, a inaugural do curso foi desenvolvido o trabalho de apresentação do cronograma geral do semestre, além da metodologia que seria utilizada durante este.

Como passo inicial nos foi apresentada a idéia de Design Thinking, que apresenta um método de estudo focado em desenvolver inovações através de soluções baseadas em problemas.

Para tal desenvolvimento seria necessário apresentar um problema com base na DUDHs em um de seus artigos, desenvolver uma solução e apresentá-la através de um produto, processo ou política pública.

   
Problema da miséria humana (Cândido Portinari).